sexta-feira, 8 de março de 2013

Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com ataque nuclear preventivo







Poucas horas antes de a ONU votar novas sanções contra a Coreia do Norte, um ministro das Relações Exteriores do país asiático anunciou através da emissora de televisão estatal o plano de um ataque nuclear “preventivo” contra os Estados Unidos.
De acordo com esse ministro, “tendo em vista que os Estados Unidos estão prestes a iniciar uma guerra nuclear, (a Coreia de Norte) tem o direito de realizar um ataque preventivo contra a base do inimigo, com o objetivo de garantir o seu interesse supremo”.

Um país que vive de ameaças

As ameaças da Coreia do Norte têm se tornado cada vez mais frequentes desde o lançamento de um foguete em dezembro e de um teste nuclear em fevereiro pelo exército de Pyongyang. As ações levaram o Conselho de Segurança da ONU a votar em três resoluções com sanções para impedir o acesso do país a tecnologias e materiais de uso militar. A medida a ser votada agora representa a quarta ordem de restrições para a nação norte-coreana.
Como resposta a cada nova resolução da ONU, a Coreia do Norte intensifica as ameaças e faz promessas grandiloquentes de um ataque iminente. A provocação anterior do país era dar por cancelado o armistício que havia encerrado a Guerra da Coreia em 1953. Apesar do crescente clima de tensão, ninguém fora da Coreia da Norte acredita realmente que o país tenha armas capazes de atingir Washington. 
Fonte: The Washington Post Estadão Fox News The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário