segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Floresta dos suicídios

Aokigahara, também conhecida como Mar das árvores (Jukai), é uma floresta que encontra-se na base do Monte Fuji no Japão (veja nas fotos abaixo). As cavernas encontradas nesta floresta são rochosas e cobertas de gelo, mesmo durante o verão. É uma floresta velha assombrada por muitas lendas de youkais (em japonês: lit. demônio, espírito, ou monstro), quais adicionam a sua reputação sinistra. Mas o mais sinistro e que ela ficou realmente conhecida por um fator mórbido.

Lugares como a floresta de Aokigahara ajudam a agravar o problema, pois já ficou conhecido como um lugar para a prática do suicídio, podendo assim, estimular mentes mais suscetíveis.
A floresta de Aokigahara, aos pés do Monte Fuji, no Japão, ficou conhecida por um fato mórbido.No século 19, Aokigahara foi um dos lugares onde as famílias mais pobres abandonavam crianças e idosos.Já no século seguinte, desde anos 50, mais de 500 pessoas entraram na floresta, também conhecida por Mar de Árvores, para cometer suicídio.
Supostamente, tudo teria começado depois que Seicho Matsumoto publicou o romance Kuroi Jukai (O Negro Mar de Árvores), que termina com um dos personagens entrando na floresta para morrer. Desde então, cerca de trinta corpos são encontrados anualmente.
No século 19 onde foi um período de grandes dificuldades no Japão, Aokigahara foi um dos lugares onde as famílias mais pobres abandonavam crianças e idosos para reduzir seus gastos (período no qual o Japão passou por grandes dificuldades devido a crises sociais e desastres naturais).
Já no século 20, desde anos 50, mais de 500 pessoas entraram na floresta para cometer suicídio. Nos anos 70, o problema ganhou atenção nacional devido ao aumento de casos, então o governo japonês passou a organizar buscas anuais na floresta.
Diferente do ocidente, no Japão o suicídio não é considerado crime e culturalmente é visto como uma atitude moralmente responsável. Isso se reflete na alta taxa de suicídio no país, a maior entre os países desenvolvidos, que hoje é considerada um grande problema nacional.
Em 2002, foram encontrados 78 corpos, superando o ano de 1998, que até então era o ano recorde, com 73 corpos.Como uma última tentativa de impedir os suicidas, as autoridades espalharam cartazes pela floresta com a seguinte mensagem: “Um momento, por favor. A vida é um dom precioso que seus pais lhe deram. Não guarde seus problemas só para você. Procure ajuda”.

Fonte: Blog Apocalink

Nenhum comentário:

Postar um comentário