
O famoso astrofísico Stephen Hawking está no noticiário outra vez, e continua com sua franqueza cada vez mais pessimista. Ele fala diretamente sobre a possibilidade de os seres humanos se tornarem extintos.
Hawking deu recentemente uma entrevista para o site Think Big. Ele afirmou que o ser humano pode ter menos de dois séculos para descobrir como escapar da Terra e de se reinstalar noutro local literalmente fora deste mundo. Se os seres humanos não fizerem esforços significativos para sair da terra, pode considerar-se em risco de extinção. Hawking afirma que o futuro da existência humana está localizado no espaço exterior.
Em sua entrevista, Hawking apresenta dois tipos de catástrofes que estão além do controle humano. No primeiro tipo de catástrofe Hawking fala sobre aquelas provocadas por nossas próprias decisões relativas à destruição ambiental ou diferentes tipos de guerra química. No segundo cenário, Hawking relata os imprevistos perigos cósmicos (talvez muito parecido com o cenário pintado no filme "Armageddon"?) E outros tipos de fatores celestes fora do controle do homem sobre a Terra. Hawking afirma em sua entrevista "Vai ser difícil evitar um desastre nos próximos cem anos, muito menos no seguinte e nossa única chance de sobrevivência em longo prazo não é ficar introspectivo no planeta Terra, mas espalhar-se para o espaço. "

Então haveria o dia da constituição de uma nova casa e poderíamos ressituar em novas condições ambientais. Quer queiram ou não isso irá ocorrer. A tecnologia ainda vai continuar progredindo, mas será que os seres humanos acabarão por tomar a decisão quanto ao local onde os recursos devem ser utilizados e que tipo de inovação será desenvolvida? O tempo é outro fator. No esquema das coisas, 200 anos não é muito tempo, porém olhe o quanto à sociedade evoluiu comparando-se com a Terra de duzentos anos atrás.
É viável para a tecnologia expandir além das imediações da Terra? Somente o tempo dirá. No entanto, mesmo que não possamos controlar os poderes cósmicos, podemos controlar o que fazemos aqui na Terra, eliminando, ou pelo menos reduzindo, um dos dois cenários sombrios de Hawking.
Fonte:http://bigthink.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário